MORTE DE JESUS

EM QUE DIA MORREU JESUS?

No dia 14 de Nissan, conforme determina a Lei.

Levitico 23:5 No mês primeiro (Nissan), aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor.

1ª Coríntios 5:7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

DE QUE FORMA?

Salmos 22:1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias? 16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés. 17 Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam. 18 Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.

Marcos 15:22 E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira. 23 Deram-lhe a beber vinho com mirra; ele, porém, não tomou. 24 Então, o crucificaram e repartiram entre si as vestes dele, lançando-lhes sorte, para ver o que levaria cada um.

SUA MORTE DEVERIA SER ANTES DA DESTRUIÇÃO DO TEMPLO:

Daniel 9:26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Messias e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.

A destruição da cidade e do Templo (Bëit HaMicdäsh) aconteceu no ano 70 da presente era.

EM QUE DIA DA SEMANA OCORREU A CRUCIFICAÇÃO?

Este fato aconteceu numa quarta-feira. Leiamos os textos que nos indicam este fato.

Marcos 15:42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

Se este sábado relatado por Marcos refere-se ao determinado no 4º mandamento, Jesus teria ficado no sepulcro durante a sexta-feira de noite (uma noite); durante o sábado (um dia); e durante a noite após o sábado (uma noite). Contando teríamos = duas noites e um dia.

O que Jesus disse sobre este assunto?  Mateus 12:40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

Jonas 1:17 Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Como entender o escrito no livro de Marcos como sendo sábado? Houve equívoco?

Devemos entender os textos bíblico em função do que exprimiam quando foram escritos. Não havia a expressão = feriado =. O dia-feriado era conhecido como = sábado =.

Façamos a verificação:

Levitico 23:23 Disse mais o Senhor a Moisés: 24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso (feriado) solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. 25 Nenhuma obra servil fareis. 

Levitico 23:27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação... 32 Sábado de descanso (feriado) solene vos será...

Levitico 23:5 No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor. 6 E aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Asmos do Senhor; sete dias comereis pães asmos. 7 No primeiro dia (15), tereis santa convocação (feriado); nenhuma obra servil fareis.

Jesus morreu no dia 14 (Páscoa), sendo que o dia seguinte (15) era feriado (sábado), e não sexta-feira.

A morte de Jesus foi na Páscoa, no momento em que os cordeiros estavam sendo imolados?

Êxodo 12: 2Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano... 5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; 6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, (Nissan) e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.

João 18:28 Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa. O dia 14 é a Páscoa e, após o pör-do-Sol já inicia o dia 15, conforme calendário judaico.

Mateus 27:46 Por volta da hora nona (15:00 horas), clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

Marcos 15:42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

44 Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera. 45 Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.

46 Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo.

João 19:31 Os judeus, pois, para que no sábado (feriado) não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. 32 Foram, pois, os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. 33 Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.

E como saber que este dia era uma quarta-feira?

O dia em que Jesus foi crucificado era considerado “dia da preparação” para o que ocorreria logo a seguir, depois do anoitecer quando o cordeiro seria repartido pela familia.

Dia 14 – quarta-feira no fim do dia, Jose de Arimatéia (Marcos 15:42-46) sepultou-o.

Dia 15 – quinta-feira (feriado - noite) Jesus sepultado.

Dia 15 – quinta-feira (feriado - dia) Mateus 27:62 No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos, 63 disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei. 64 Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro. 65 Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. 66 Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta.

Dia 16 – sexta-feira (noite) Jesus sepultado

Dia 16 – sexta-feira (dia) Marcos 16:1 Passado o sábado (dia 15 – feriado), Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.  Lucas 23:56 Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado (semanal), descansaram, segundo o mandamento.

Dia 17 – sábado (noite) Jesus sepultado.

Dia 17 – sábado (dia) Jesus ressurgiu. .

Conforme encontramos nas Sagradas Escrituras, Ele ficou três dias e três noites sepultado.

Mateus 16:21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.

Mateus 20:18 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. 19 E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá.

1ª Coríntios 15:3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Jesus morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

 

[1] [2] [3]