3 - A ALMA HUMANA É MORTAL OU IMORTAL?

 
Observação sobre a ilustração acima: as escrituras afirmam que através de Cristo o Pai criou todo o Universo. Ver João 1:3, 10, Colossenses 1:15-17. Repare no plural “façamos” usado em Gênesis 1:26.

1- COMO FOI CRIADO O HOMEM? MORTAL OU IMORTAL?

A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23) e a alma que pecar morrerá (Ezequiel 18:4). Adão e Eva foram criados imortais, mas pecaram e perderam o direito a vida eterna. Todos os seus descendentes pecaram e por isso a morte veio a todos como retribuição. (Romanos 3:23) O único que jamais pecou foi Jesus Cristo, que sendo o cordeiro imaculado morreu não para pagar a sua pena, mas a pena daqueles que cressem nEle. (Hebreus 4:15, 7:26 e 9:28).

a. Homem é mortal

“Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?” Isaias 51:12

b. Homem foi criado do pó da Terra.

A ciência comprova que os elementos encontrados no pó da terra: oxigênio, fósforo, cloro, flúor, cálcio, ferro, magnésio‚ potássio e manganês se encontram presentes no organismo humano.

"Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2:7.

c. Homem passou a ser alma vivente

Note que ao receber o fôlego da vida o homem passou a ser alma vivente (ser vivo). O Senhor não colocou dentro do homem uma alma. Ele se TORNOU alma vivente, e NÃO RECEBEU A ALMA. Podemos concluir que: PÓ DA TERRA+ FOLÊGO DA VIDA = ALMA VIVENTE. A alma é o corpo com o fôlego da vida.

2- QUEM É O ÚNICO SER IMORTAL?

Deus Pai Todo Poderoso

...Que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém. I Tim 6:14-16.

3. A ALMA É IMORTAL?

Não.

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezeq. 18:4.

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezeq. 18:20.

4. COMO MORRE A ALMA? O QUE É A MORTE?

A alma morre quando Deus retira o fôlego da vida do corpo, que entra em estado de decomposição e se torna novamente pó.

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Ecles 12:7.

“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. Gen 3:19.

CORPO - FOLÊGO DA VIDA = MORTE

Note que em Eclesiastes o escritor usa o termo espírito. O que significa isto? A palavra espírito, usada neste verso, é traduzida como "fôlego da vida" em Eclesiastes 3:19. Ela vem da palavra hebraica ruach, que quer dizer "alento", "fôlego", "respiração".

Não é como pretendem os espíritas uma parte espiritual consciente e viva do homem que se separa do corpo por ocasião da morte. Note que em Eclesiastes 3:19 o autor iguala a morte de homens com a dos animais:

“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. Ecl. 3:19

5. A QUE ESTADO A MORTE É COMPARADA?

Ao estado sono. Na Bíblia, a morte é chamada "sono" 54 vezes. A morte é um sono sem sonhos, no qual não temos consciência de nada.

Os escritores bíblicos tinham em mente a correta concepção do que é a morte, neste caso aquilo que conhecemos como a primeira morte, (primeira morte é aquela que sofremos antes do juízo final onde os ímpios finalmente irão sofrer a Segunda morte e nunca mais voltarão a vida). Para eles esta morte era comparada a um sono. O próprio Cristo, fez esta comparação, ao se referir a Lázaro, como se ele estive dormindo, quando o mesmo já se encontrava morto.

"Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” João 11:11-14.

Paulo também sempre que se referia a morte como um sono. Não mencionava que as pessoas estavam mortas, mas sim dormindo.

a. I Coríntios 15:6: Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.

b. I Coríntios 15:20: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

c. I Coríntios 15:51: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

d. I Tessalonicenses 4:13: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.

I Tessalonicenses 4:14: Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.

I Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os

vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.

6. OS MORTOS TEM CONSCIÊNCIA? OS MORTOS SABEM O QUE ACONTECE NO MUNDO DOS VIVOS? PODEM ELES INTERFERIR NOS ASSUNTOS DESTE MUNDO? PODEM OS MORTOS PREVER O FUTURO?

Por que esta comparação da morte com o sono? Por que quem está dormindo está inconsciente em algum momento irá despertar. Se os mortos estão dormindo, não podem revelar o futuro nem auxiliar os que estão vivos. Vários textos bíblicos indicam que os mortos não sabem de nada e não interferem nas coisas deste mundo. Vejamos abaixo:

a. Não sabem o que se passa entre os vivos:

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol... Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Ecl. 9:5,6, 10.

b. Não louvam ao Senhor

“Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio”. Salmo 115:17

c. Não pensam

“Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos”. Salmos 146:4.

7. ONDE ESTÃO OS MORTOS?

Os bons Não estão no Céu.

Se os mortos estivessem no Céu, certamente louvariam a Deus; mas este texto declara que eles partiram para o silêncio.

"Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem a região do silêncio." Salmos 115:17.

Os maus não estão no inferno.

Pois ainda ninguém recebeu a recompensa por seus atos, nem os bons nem os maus. Isto acontecerá no futuro, quando Cristo voltar a Terra, em duas etapas, os justos receberem sua recompensa na ressurreição da vida e os ímpios na ressurreição da condenação [o juízo final] (ver pergunta 8).

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras." Apocalipse 22:12 (Galardão significa recompensa).

Estão dormindo no pó da terra. Estão nos túmulos!

“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz”. João 5:28

A palavra cemitério significa dormitório. Remontando à etimologia da palavra cemitério (do grego koimetérion, 'dormitório'; pelo latim coemeteriu, recinto onde se enterram e guardam os mortos). Quando Jesus ressuscitou ao terceiro dia, disse a Maria: "Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai ..." S. João 20:17. Ele morreu, Seu corpo ficou descansando na sepultura.

 

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9]