5 - A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS ÍMPIOS

 
10- E A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO CITADA POR JESUS EM JOÃO 5: 28 - 30?

Ocorrerá mil anos após a segunda vinda. Quem ressuscitar nela não terá a vida eterna, mas sofrerá o juízo da segunda morte. Abaixo em verde sublinhado está narrada a sorte dos que participam da 1° ressurreição e em vermelho itálico dos que participam da 2° ressurreição.

"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (Apocalipse 20: 4 - 10).

Após este acontecimento é feita a Nova terra para os que foram ressuscitados na primeira ressurreição, durante a segunda vinda. Deles, dos salvos, esta escrito:

"O VENCEDOR, DE NENHUM MODO SOFRERÁ DANO DA SEGUNDA MORTE". Apocalipse 2: 11.

O objetivo desse livreto não é estudar sobre a segunda vinda, o milênio e a Nova Terra. Peça um estudo bíblico se tiver interesse em saber mais. No entanto a primeira e a segunda ressurreição são acontecimentos históricos definidos pela Bíblia como estando no futuro. Abaixo vai um resumo dos eventos finais para que o leitor entenda a ordem dos acontecimentos. Leiam os textos bíblicos, se possível, pois eles não são dados para enfeite:

Resumo dos Eventos Finais:

1- Na Segunda Vinda, Jesus aparece nas nuvens do Céu com o exército angelical (Apoc 1: 7, Mateus 24: 31).

2- Santos são ressuscitados e santos vivos são transformados.

3- Ambas as classes são levadas aos Céus I Tessalonicenses 4: 14 - 17).

4- A Terra é destruída e fica sem habitantes humanos (Jeremias 25: 30 - 33).

Durante o Milênio

5- Santos julgam o mundo (ímpios e anjos maus) e reinam com Cristo no Céu. (Cor 6: 2 - 3, Apoc. 20: 6).

6- Satanás e seus anjos ficam presos a Terra desolada que voltou a ser um abismo, (Apoc. 20: 3) a mesma qualidade que tinha antes da criação. (Gen. 1: 2).

Fim do Milênio

7- Nova Jerusalém desce do céu com todos os santos (Zacarias 14: 4 - 6).

8- Jesus ressuscita os ímpios. Esta é a ressurreição da condenação que leva a segunda morte. (João 5: 29, Apoc 2: 11 e 20: 5).

9- Satanás seduz os ímpios ressuscitados para invadir a Nova Jerusalém conquistando o Reino pela força. (Apoc 20: 7 - 8).

10- Eles marcham pela superfície da Terra, fogo desce do céu e são consumidos. Cada um sofrerá de acordo com o julgamento que os santos fizeram durante os mil anos. (Apoc 20: 9).

Nova Terra

11- Deus faz a Nova Terra (Apoc 21) após a destruição dos ímpios, de Satanás e seus anjos.

11- RESSURREIÇÃO É O MESMO QUE REENCARNAÇÃO? A REENCARNAÇÃO É UM ENSINO BÍBLICO?

Não são a mesma coisa. A ressurreição é o corpo voltar a vida. Os mortos voltarão à existência mediante a ressurreição. A ressurreição‚ uma nova criação do homem. Deus vai novamente soprar o fôlego da vida sobre o pó e ele novamente se tornará alma vivente. Os salvos ressuscitaram com seus corpos transformados. Já a doutrina da reencarnação ensina que o homem é composto de matéria (corpo físico) e espírito/alma. Por ocasião da morte o espírito se separa da matéria (desencarna). Como os espíritas crêem que o espírito necessita viver muitas vidas para se aperfeiçoar, este necessita reencarnar várias vezes, nascendo em corpos diferentes, mas a palavra de Deus é clara em dizer que o homem morre uma única vez, e não muitas vezes como ensina a doutrina da reencarnação.

"E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hb. 9: 27.

 

[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9]