Caso encerrado!
 

O veredicto do júri já está dado ... caso encerrado! Qual pensamento poderia ser mais decepcionante. O dia está se aproximando rapidamente, quando cada pessoa que já viveu terá sua vida revista ante os olhos onisciente de Deus (2 Coríntios 5:10). Mas não fique alarmado, coragem! Milhões já encontraram a mensagem de salvação através desse Guia de Estudo e isso é uma notícia muito boa! Em quatro ocasiões, o livro do Apocalipse menciona o julgamento celestial. Mas você sabia que a Bíblia menciona o julgamento celestial mais de mil vezes? Quase todo escritor bíblico refere-se a esse julgamento, portanto, então sua importância não pode ser ignorada. Em poucos minutos você vai conseguir entender este assunto negligenciado.

[Nota Importante: Existem três fases no julgamento celestial e você os conhecerá ao estudar esta lição!]

1. O anjo Gabriel deu a Daniel, através da profecia dos 2300 dias, que o julgamento celestial teria inicio em 1844. A primeira fase do julgamento celestial é chamada de julgamento pré-advento, ou julgamento investigativo, porque ocorre antes da segunda vinda de Jesus. Que grupo de pessoas será considerada na primeira fase do julgamento celestial? Quando isso vai acabar?

"O julgamento deve começar na casa de Deus". 1 Pedro 4:17. "Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda: e quem é justo, faça justiça ainda: e quem é santo, seja santificado ainda E,. eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra ". Apocalipse 22:11 e 12. (Veja também 1 Timóteo 3:15).

Resposta: Ele termina um pouco antes da segunda vinda de Jesus. Aqueles (vivos e mortos), que afirmavam ser cristãos, "os da casa de Deus", serão julgados na fase do julgamento pré-advento. (A data 1844 é estabelecido em Guia de Estudo 18.)

2. Quem preside o julgamento celestial? Quem é o advogado de defesa? O juiz? O acusador? Quem são as testemunhas?

"O Ancião de dias se assentou, ... o seu trono era de chamas de fogo". "O julgamento foi definido, e os livros foram abertos." Daniel 7:9, 10. "Temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." 1 João 2:1. "... O Pai confiou todo julgamento ao Filho". João 5:22. "O Diabo ... o acusador de nossos irmãos é derrubado, que os acusa diante do nosso Deus dia e noite." Apocalipse 12:9, 10. "Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus." 03:14 Apocalipse. (Veja também Colossenses 1:12-15).

Resposta: Deus Pai, o Ancião dos dias, preside o julgamento celestial. Ele te ama muito (João 16:27). Satanás é o acusador apenas. Na corte celestial, Jesus, que te ama e é seu melhor amigo, será o seu advogado e testemunha. Ele promete que o julgamento será "dado em favor dos santos." Daniel 7:22, NEB .

3. Qual é a fonte de evidência utilizada no julgamento pré-advento? Por qual padrão todos serão julgados? Uma vez que Deus já sabe tudo sobre todas as pessoas, por que deve haver um julgamento?

"O julgamento foi definido, e os livros foram abertos." Daniel 7:10. "Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." Apocalipse 20: 12. "Eles ... serão julgados pela lei da liberdade". Tiago 2: 12. "Nós somos feitos um espetáculo [teatro] para o mundo, e aos anjos e aos homens." 1 Coríntios 4: 9.

Resposta: Evidências para o tribunal celestial, vem dos livros onde estão escritos os detalhes da vida de todas as pessoas que viveram nesse mundo. Para os fiéis, o registro de oração, arrependimento e perdão dos pecados estará lá para todos verem. Os registros irão provar que o poder de Deus permitiu aos cristãos terem suas vidas transformadas. Deus está contente com os Seus santos e tem prazer em compartilhar as evidências de suas vidas santificadas. O julgamento irá confirmar que não há "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:1.

A lei dos Dez Mandamentos é o padrão de Deus no julgamento (Tiago 2:10-12). Desobedecer Sua lei é pecar (1 João 3:4). A penalidade da lei será paga por Jesus, através de sua morte, em todo o Seu povo (Romanos 8:3, 4). Alegar que isso é impossível é duvidar de sua palavra e de Seu poder salvador.

O julgamento celestial não é para informar a Deus dos fatos. Ele já está plenamente informado (2 Timóteo 2:19). No entanto, o povo redimido estará vindo para o céu a partir de um mundo que foi degradado pelo pecado. Tanto os anjos como os habitantes de outros mundos não caídos, certamente iriam se sentir desconfortáveis ao admitir a entrada no reino celestial de Deus, de pessoas que vem do nosso mundo, sabendo que o pecado poderia começar de novo. Assim, no julgamento celestial, será exposto para eles todos os detalhes de cada redimido com a finalidade de demonstrar que a pessoa pode ser admitida no Céu. O verdadeiro objetivo de Satanás sempre foi o de desacreditar Deus como sendo justo, verdadeiro e amorável Pai. Isto torna o julgamento celestial ainda mais importante para todos os seres do universo, pois demonstra em em primeira mão como Deus tem sido extremamente paciente com os pecadores. A reivindicação do caráter de Deus é o propósito principal do julgamento celestial (Apocalipse 11:16-19; 15:2-4; 16:5, 7; 19:1, 2; Daniel 4:36, 37). Note-se que o louvor e a glória sejam dadas a Deus pela maneira como Ele lida com o julgamento.

4. Que parte da vida de uma pessoa é considerada no julgamento pré-advento? O que será confirmado? Como vai ser decidida sua recompensa?

"Deus há de trazer a juízo toda obra, até as que estão encobertas, quer sejam boas, quer sejam mas." Eclesiastes 12:14. "Deixai-os [trigo e o joio] crescer juntos até a colheita." "O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino a todos" Mateus 13:30, 41. "Eis que venho sem demora, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." Apocalipse 22:12.

Resposta: Cada detalhe da vida será revista, incluindo pensamentos secretos e ações. Por esta razão, esta primeira fase do julgamento celestial também é chamado de julgamento investigativo. O julgamento vai confirmar quem será salvo dos que afirmavam ser cristãos. E, sem dúvida, também confirma como perdidos todos aqueles cujos nomes não são julgados no julgamento pré-advento. Embora sejamos salvos pela graça, as recompensas serão dadas com base em obras, ações ou conduta, que provam a autenticidade da fé de um cristão (Tiago 2:26).

5. Que grupo de pessoas estão envolvidos no julgamento celestial durante os 1.000 anos de Apocalipse capítulo 20? Qual é o objetivo desta segunda fase do julgamento celestial?

"Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? ... Não sabeis que havemos de julgar os anjos?" 1 Coríntios 6:2, 3. "E vi tronos, e assentaram-se sobre eles, e o julgamento foi-lhes dado." Apocalipse 20:4.

Resposta: "Santos", ou os justos de todas as épocas, que Cristo leva para o céu na nuvem na Sua segunda vinda, estarão participando nesta segunda fase do julgamento celestial. Suponha que uma família descobriu que seu filho muito querido que foi assassinado não está no céu, mas o assassino está lá. Sem dúvida, eles precisam de algumas respostas. Esta segunda fase do julgamento vai responder todas as perguntas dos justos. A vida de cada pessoa perdida (incluindo Satanás e seus anjos) serão cuidadosamente analisados pelos justos salvos, que então concordarão totalmente com as decisões de Jesus sobre a recompensa para cada um. Vai tornar-se óbvio para todos que a decisão da corte celestial não foi arbitrária. Em vez disso, confirmará que as pessoas escolheram servir a outro mestre em vez de Jesus (Apocalipse 22:11, 12). (Para uma revisão dos 1.000 anos, ver Guia de Estudo 12.)

6. Quando e onde acontecerá a terceira e ultima fase do julgamento celestial? Que novo grupo vai estar presente nesta fase do julgamento celestial?

"Seus pés estarão aquele dia sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém." "E o Senhor meu Deus virá, e todos os santos com Ele." "Toda a terra se converterá em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém." Zacarias 14:4, 5, 10. "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do Deus do céu." Apocalipse 21:2. "E quando findar os mil anos, Satanás será souto... saira para enganar as nações ... para os congregar para a batalha." Apocalipse 20:7, 8.

Resposta:A terceira fase do julgamento celestial terá lugar na terra, no fim dos 1.000 anos de Apocalipse capítulo 20. Neste tempo, Jesus virá a terra e descerá sobre o monte das oliveiras, que se fenderá e se transformará numa planice onde a Nova Jerusalém descerá. No fim dos 1.000 anos, os ímpios mortos de todas as épocas serão ressuscitados por Jesus e(Apocalipse 20:5). Satanás, junto com seu anjos, imediatamente lança uma campanha de propaganda poderosa para enganá-los. Incrivelmente, ele consegue convencer as nações da Terra que pode capturar a cidade santa, a Nova Jerusalém.

7. O que acontece depois?

"Subiram sobre a largura da terra, e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada". 20:09 Apocalipse.

Resposta: Os ímpios cercam a cidade e se preparão para o ataque.

8. O que interrompe o seu plano de batalha, e com que resultados?

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”. Apocalipse 20:12.. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Coríntios 5:10. "Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. " Romanos 14:11, 12.

Resposta: inesperadamente, sem aviso, Deus aparece com quase paralisante brilho acima da cidade (Apocalipse 19:11-21). O momento da verdade chegou. Cada alma perdida desde que o mundo começou, incluindo Satanás e seus anjos, agora enfrenta o julgamento celestial de Deus. Todos os olhos é fixado sobre o Rei dos reis (Apocalipse 20:12). Cada pessoa vê sua própria vida sendo avaliada. Em seguida, cada alma perdida relembra sua própria história de vida: Vêem que Deus constantemente as chamava pedindo para arrependerem-se; que convidava com voz mansa e delicada. Muitas vezes tinham impressionante convicção do chamado de Deus e notam suas recusas repetidas para atenderem ao chamado.

Nada Será Encoberto

Está tudo lá escrito. A precisão dos fatos é incontestável e irrefutável. Deus quer que os ímpios entendam completamente sua situação. Ele irá fornecer todos os detalhes desejados, a fim de fazer todas as coisas claras. Os livros e registros estarão disponíveis. Deus não está interessado em acobertar qualquer informação. Os fatos estarão todos lá. Nada será apagado. Não há nada a esconder. Tudo está exposto, e cada pessoa que já viveu além de todos os anjos bons e maus estarão vivendo o maior e mais dramático julgamento de todos os tempos.

Todos se Ajoelham

De repente, há um movimento. Uma alma perdida cai de joelhos a admitir sua culpa e confessar abertamente que Deus é mais do que justo com ele em sua sentença. Seu próprio orgulho teimoso o impediu de responder aos apelos de Deus. Todos os perdidos, as pessoas e os anjos maus, igualmente se ajoelham. Satanás também se ajoelha. Eles todos abertamente confessam diante do universo que Deus é justo, que todas as acusações contra Deus são falsas e que Ele é misericordioso no tratamento com eles.

Todos Confessam que a Sentença é Justa.

Todos confessam que a sentença de morte pronunciada contra eles é justa e é a única maneira segura de acabar com o pecado. De cada pessoa perdida pode-se dizer: "Tu tens destruído a ti mesmo." Oséias 13:09. Deus agora está justificado perante o Universo. As acusações e reivindicações de Satanás foram expostas e desacreditadas.

9. Qual a ação final vai erradicar o pecado do universo e oferecer um lar seguro para os justos?

"Eles ... cercaram o arraial dos santos, ... e desceu fogo do Deus do céu, e os devorou. E o diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20:9, 10. "Para eles [os ímpios] se farão cinza debaixo das solas dos seus pés." Malaquias 4:3. "Eis que eu crio novos céus e nova terra". Isaías 65:17. "Vi um novo céu e uma nova terra, onde habita a justiça." 2 Pedro 3:13. "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, ... e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles." Apocalipse 21:3.

Resposta: O descer fogo do céu sobre os ímpios. O fogo irá erradicar completamente o pecado e os pecadores do universo para sempre. (Ver Guia de Estudo 11 para ver os detalhes completos sobre o fogo do inferno.) Este será um momento de profunda tristeza e trauma para o povo de Deus. Praticamente todas as pessoas terão um ente querido ou um amigo no fogo. Anjos da guarda, provavelmente, derramaram lágrimas pela perda das pessoas que eles protegiam e amaram  por anos. Mesmo Cristo, sem dúvida, ira chorar por aqueles que Ele amou e rogou para aceitarem a salvação por tanto tempo. Naquele momento, a angústia terrível de Deus, nosso Pai amoroso, sobre o custo terrível de pecado é indescritível.

Novos Céus e a Terra

Então o Senhor enxugará todas as lágrimas do seu povo redimido (Apocalipse 21:4) e criara novos céus e uma nova terra adorável, indescritível, para os Seus santos, e o melhor de tudo, Ele irá residir aqui com seu povo por toda a eternidade. Nenhuma pessoa racional gostaria de perder isso.

10. Como o "dia da expiação" que se realizava no santuário terrestre do Antigo Testamento simboliza o julgamento e o plano de Deus para erradicar o pecado do universo e restabelecer a harmonia perfeita?

Resposta: No Guia de Estudo 2, aprendemos como Satanás falsamente acusou, desafiando Deus, trazendo a malignidade pecado ao universo. O dia da expiação no antigo Israel ensinou, através de símbolos, como Deus irá lidar com o problema do pecado e trazer harmonia de volta para o universo com a expiação. No santuário terrestre, os atos simbólicos foram:

A. o cordeiro era morto para pagar e cobrir os pecados do povo.

B. Sacerdote aspergia o sangue diante do propiciatório.

C. O julgamento ocorrerá na seguinte ordem:

(1) os justos eram confirmados

(2) os pecadores eram cortados (mortos) do povo

(3) o registro do pecado eram removidos do santuário.

D. Registro dos pecados removidos do santuário eram colocados sobre o bode emissário.

E. O bode emissário era enviado ao deserto para morrer de fome e sede.

F. Todas as pessoas e o santuário estavam purificados dos pecados.

G. Todos começavam o novo ano livres do pecado e com a vida limpa.

Estes cinco atos simbólicos representam eventos literais de expiação que são praticados no céu, cede do governo de Deus no universo, e na terra por ocasião do juizo celestial. Observe que Deus, através da Bíblia, tem exposto de forma clara, através de profecias e simbolos, todos as praticas do julgamento celestial:

A. Morte sacrificial de Jesus como substituto do homem (1 Coríntios 15:3; 5:7).

B. Jesus como nosso Sumo Sacerdote restaura as pessoas a imagem de Deus (Hebreus 4:14-16; 08:29 romanos).

C. Julgamento fornece registros para confirmar vidas boas e ruins e em seguida, remove os registros do pecado do santuário celestial (Apocalipse 20:12, Atos 3:19-21).

D. A responsabilidade pela origem do pecado e a a causa do pecado de toda pessoa salva é colocada sobre Satanás (1 João 3:8, Apocalipse 22:12).

E. Satanás banido para deserto (1000 anos de Apocalipse capítulo 20).

F. Satanás, o pecado, e os pecadores são erradicados permanentemente do universo. (Apocalipse 20:10; 21:8; Salmos 37:10, 20; Naum 1:9).

G. Deus cria uma Nova Terra para os salvos. Tudo o que foi perdido por causa do pecado é restaurado aos santos do Senhor (2 Pedro 3:13, Atos 3:20, 21).

11. Qual é a boa notícia sobre o julgamento celestial como revelado neste Guia de Estudo e listados abaixo?

Resposta:

A. Deus e Sua maneira de lidar com o problema do pecado será gloriosamente vindicado perante o universo inteiro. Este é o objetivo central do julgamento celestial.

B. O julgamento decidirá em favor do povo de Deus.

C. Os justos estarão a salvo do pecado por toda a eternidade.

D. Sim, o pecado será completamente erradicado e não ira surgir uma segunda vez.

E. Tudo o que Adão e Eva perderam pelo pecado será restaurado para os remidos.

F. Os ímpios serão transformados em cinzas e não sofrerão eternamente.

G. No julgamento, Jesus é o nosso juiz, advogado, e testemunhas.

H. Ambos, o Pai e o Filho nos amam. É o diabo que nos acusa.

I. Os registros nos livros celestiais serão úteis para os justos, porque eles vão mostrar como a graça do evangelho mudou suas vidas.

J. Não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. O julgamento celestial só vai tornar a verdade mais evidente.

K. Nem um ser (homem ou anjo) vai reclamar que Deus foi injusto. Será unânime que Deus tem sido amoroso, justo, bondoso e gentil no trato com todos.

12. Deus promete que ira absorver você no julgamento celestial se aceitar a Jesus como seu Salvador pessoal e guardar os seus mandamentos (Êxodo Cap. 20). Você vai convidá-lo para entrar em sua vida hoje?