Este estudo contém ao todo 24 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-lo com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.


ESTUDO 13
O Apocalipse Fala de Um Santuário no Céu.

O tabernáculo do deserto foi substituído pelo templo de Salomão e este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de Herodes. No ano 70 se cumpriu a profecia de Jesus de que não ficaria pedra sobre pedra desse templo ( São Mateus 24:1, 2 ). Embora a Santa Bíblia diga que Deus deseja morar em nós, templos vivos ( I Coríntios 3:16, 17 ), o Apocalipse fala do templo real, do qual o terrenal é só uma figura ou ilustração. O estudo do significado das diversas cerimónias do santuário terrenal e da obra de Cristo no santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano de salvação e da erradicação completa do mal.

 1. De acordo com Apocalipse, o que São João viu no Céu? Apocalipse 11:19.

"Abriu-se, então __________________________ de ________________ , que se acha no ___________________ ..."

Nota: Existem outras referências no Apocalipse ao Santuário de Deus que esta no Céu. Por exemplo: Apocalipse 7:15; 14:15, 17 . São João descreve alguns móveis que viu nele, tais como o altar, a arca da aliança e o incensário ( Apocalipse 8:3; 11:19 ).

 2. Quem é o Sumo Sacerdote ministro desse verdadeiro tabernáculo? Hebreus 8:1, 2.

São Paulo diz que é Jesus, "que Se assentou à __________________ do trono da ______________________ nos Céus, como ministro do _________________ e do verdadeiro ______________________ ..."

Nota: Os sacerdotes do Antigo Testamento eram uma sombra ou ilustração do sacerdócio que cumpriria nosso Senhor Jesus Cristo no santuário celestial. "Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável" ( Hebreus 7:23, 24 ). No Novo Testamento cada crente, como integrante do corpo de Cristo ( I Coríntios 12:27; Colossenses 1:18 ), é constituído sacerdote pelo Senhor ( Apocalipse 1:6; I São Pedro 2:9, 10 ) com acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo ( Hebreus 4:14-16 ). O único Sumo Sacerdote que temos no Novo Testamento é Jesus ( Hebreus 3:1; 7:24-27 ).

OS SIMBOLOS DO SANTUÁRIO ERAM AUDIOVISUAIS DA REALIDADE

 3. Havia alguma relação do santuário da Terra, do Antigo Testamento, com seus serviços e o do Céu? Êxodo 25:8, 9, 40; Hebreus 8:5.

"Os quais ministram em ___________________ e ___________________ das coisas ___________________ ..."

 4. Além do átrio, quantos compartimentos tinha o santuário? Hebreus 9:2, 3.

Lugar _______________ e lugar __________________________

Nota: No átrio ou pátio estava o altar dos sacrifícios onde os holocaustos ascendiam como cheiro suave ao Senhor ( Levítico 1:9 ), símbolo de Cristo que "Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave" ( Efésios 5:2 ). Também havia uma bacia para lavar ( Êxodo 30:18 ). A água também representa o Espírito Santo ( São João 7:37-39 ), a Palavra ( São João 13:10; 15:3; Efésios 5:26 ) e o batismo ( São João 3:5; Romanos 6:3-6; I São João 5:8 ) Entrando no lugar santo, à direita se encontrava a mesa dos pães ( Êxodo 25:30 ) com 12 pães feitos de flor de farinha ( Levítico 24:5 ), representando a Jesus, o pão da vida ( São João 6:48 ) e ao corpo espiritual de Cristo, Sua igreja ( I Coríntios 10:17 ). No lado esquerdo estava o candelabro de ouro ( Êxodo 40:24 ) que tinha 7 lâmpadas ( Êxodo 25:37 ) que ardiam continuamente ( Levítico 24:2 ). São João viu o candelabro no Céu ( Apocalipse 1:12 ) e as sete lâmpadas ardendo diante do trono de Deus ( Apocalipse 4:2, 5 ) e a Jesus no meio dos candelabros ( Apocalipse 1:12-18 ). Jesus mesmo disse que Ele é a luz do mundo ( São João 8:12 ).

Diante do véu do altar de incenso ( Êxodo 30:1-3; 40:26 ). Ali o sacerdote queimava incenso de manhã e de tarde ( Êxodo 30:7, 8 ). No Apocalipse São João viu um altar de ouro diante do trono de Deus no Céu ( Apocalipse 8:3 ) e diz que muito incenso subia com as orações dos santos ( Apocalipse 8:3, 4 ). Também é dito que o incenso são as orações dos santos ( Apocalipse 8:3 ).

 O lugar santíssimo era o mais sagrado. Ali se encontrava a arca ( Êxodo 26:33 ). Apocalipse diz que São João viu a arca de Deus Seu santuário ( Apocalipse 11:19 ). Sobre o propiciatório era visível a presença de Deus ( Êxodo 25:21, 22 ) o qual falava pessoalmente com Moisés ( Números 7:89 ). São João viu o Senhor sentado sobre um trono excelso ( Apocalipse 4:2 ).

 5. Quem entrava nesses compartimentos? Hebreus 9:6, 7.

a. No lugar santo: ____________________

b. No lugar santíssimo: _______________________

c. No átrio: os pecadores arrependidos.

 6. Que serviços eram realizados no santuário?

a. Números 28:3, 4 ".. Em ___________________ holocausto um ___________________ oferecerás pela manhã e o outro ao crepúsculo da ___________________ ."

b. Levítico 4:2, 27-30 "Se qualquer pessoa do povo _________________ por ignorância... trará por sua oferta uma ______________ sem defeito, pelo pecado que cometeu..."

c. Levítico 16:29, 30, 34 "... naquele dia se fará ___________________ por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos _________________ perante o Senhor... para fazer _________________ uma vez por ______________________ pelos filhos de Israel por causa dos seus pecados..."

Nota: Em seu livro "Cristo no Santuário", o Dr. Salim Japas mostra seis passos fundamentais da salvação que aparecem nítidos na simbologia do santuário:

  1. Na porta do átrio é reconhecida a necessidade de salvação ( Isaias 64:6 ).
  2. No altar dos holocaustos é imputada a justiça de Cristo, "o Cordeiro de Deus" ( São João 1:29 ) imolado por nós.
  3. No lavatório, a pureza da justiça de Cristo é comunicada no processo de santificação ( Hebreus 12:6-11 ).
  4. No altar do incenso, Jesus vive sempre para interceder por nós ( Hebreus 7:24, 25 ).
  5. No candelabro de ouro, o Espírito Santo testifica por Cristo em favor da Igreja ( São Mateus 5:14-16 ).
  6. Na arca do concerto estão a justiça e a misericórdia de Cristo ( Apocalipse 22:3, 4 ).

 7. A quem representam todos os sacrifícios do Antigo Testamento? Hebreus 9:9, 13, 14; São João 1:29; Apocalipse 1:5.

"É isto uma _______________ para a época ____________________ ..."

"No dia seguinte, viu João a ________________ que vinha para ele e disse: Eis o _________________ de ___________________ que tira o __________________ do mundo."

"... Aquele que nos __________________ e pelo Seu __________________ nos libertou dos nossos ___________________ ."

Nota: O sistema de sacrifícios do Antigo Testamento ensinava ao povo o caráter terrível do pecado e mostrava a Jesus Cristo como o único que pode tirar a culpa. Os sacrifícios múltiplos não eram eficazes por si mesmos ( Hebreus 10:4 ), pois o pecado é uma ofensa moral. Só o sangue de Cristo, ilustrado por aqueles sacrifícios, pode expiar os pecados da humanidade ( Romanos 3:21-25; I São João 1:7 ).

O SANTUÁRIO ILUSTRA A OBRA MEDIADORA DE CRISTO

 8. Como foi ilustrada no Antigo Testamento a obra mediadora de Cristo? Hebreus 8:1-6.

"... os quais ministram em figura e sombra das coisas _______________________ ..."

"... é ele também _______________________ de superior aliança..."

Nota: Jesus é o único e suficiente mediador entre Deus e os homens ( I Timóteo 2:5; São João 14:6; Atos 4:11, 12 ). Um mediador intercede entre ambas as partes. Intercede por nos diante de Deus, oferecendo os méritos de Seu sangue e implorando perdão de nossos pecados dos quais nos arrependemos, aceitando a Jesus ( Romanos 3:24-26; I São João 2:1, 2; 1:7, 9 ). Também intercede da parte de Deus em nossa consciência ( São João 15:26; 16:8 ), a fim de que sejamos convertidos e que vivamos dentro da ética cristã, guardando Seus mandamentos ( Hebreus 8:10 ).

 9. Após dar-Se a Si mesmo pelo pecado, onde prossegue agora Cristo Sua mediação contínua por nós? Hebreus 9:23, 24; 7:25.

"... para comparecer, agora por ________________ , diante de __________________ ."

 10. Que mensagem anunciará a conclusão da obra mediadora de Cristo? Apocalipse 14:6, 7, 15-20.

"...Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a ___________________ do Seu __________________ ... Outro anjo saiu do __________________ gritando em grande voz para Aquele que Se achava sentado sobre a nuvem: Toma a Tua foice e ceifa, pois chegou a ________________________ de ________________________ ..."

Nota: Três instâncias de juízo aparecem aqui: Uma durante a mediação de Jesus, nosso advogado ( I São João 2:1 ), quando Ele intercede enquanto é investigada a conduta dos crentes; outra instância é quando se fecha a porta da graça e o Senhor vem para ceifar a messe da Terra, Seu povo redimido ( Apocalipse 14:15,16 ); e a terceira aparece nos versículos seguintes quando as uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus ( Apocalipse 14:17-20 ), o que ocorrerá com a destruição dos ímpios. Quando chegaria a hora do juízo? Isto será estudado nas análises da purificação do santuário, nos estudos 14 e 15.


MINHA DECISÃO - Senhor Jesus, eu Te aceito como meu único mediador. Rogo-Te que intercedas por mim diante do pai e que Teu Espírito não se canse de falar a meu coração para inculcar-me o amor por tua Santa Lei.

Nome:_________________________________ Data:______/ ______/ ________