Este estudo contém ao todo 28 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-lo com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.


ESTUDO 17
O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei ?

O chifre pequeno emerge como um dos antagonistas do grande conflito, porque ele é um instrumento pelo qual a apostasia tem entrado na igreja cristã. Veremos brevemente que Satanás, através do chifre pequeno, tem tentado cortar o relacionamento entre Deus e Seu povo. Satanás sabe que se nós tivermos um profundo relacionamento com Deus e estivermos bem fortalecidos com a verdade bíblica, não seremos afetados por seus ataques. Ele tem usado o chifre pequeno na tentativa de mudar a lei de Deus a qual tem a ver com nosso relacionamento com Deus.

2. O que especificamente o chifre pequeno cuidaria de mudar? (Daniel 7:25)

“...e ____________ em mudar os _________ e a ______;”

NOTA: O poder do chifre pequeno pensa que tem grande poder para mudar os tempos e a lei de Deus. O texto não diz que ele vai fazer isto, mas somente pensar que pode fazê-lo. Um dos pontos chave que percebemos em Daniel é a necessidade de reservarmos tempo para Deus.

2. Quantos mandamentos tem a lei de Deus e o que é tão especial nestes mandamentos? (Êxodo 34:28 e 31:18)

“...e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as _____ palavras...”

“...deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo ________ de Deus...”

NOTA: Podemos ver a presunção do chifre pequeno em tentar mudar a parte da Bíblia que Deus escreveu com Seu próprio dedo em tábuas de pedra, os quais permanecem até hoje. O restante da escritura foi escrito pelos profetas com os quais Deus falava. Teria de ser uma mudança sutil, pois tentar atacar a lei de Deus e mudá-la encontraria prontamente resistência dos cristãos.

OS DEZ MANDAMENTOS

Os dez mandamentos são a transcrição do caráter de Deus. A lei de Deus é o reflexo dEle próprio. A tentativa de mudar a lei de Deus seria na verdade uma tentativa de mudar Deus.

3. Quais são os três primeiros mandamentos? (Êxodo 20:3-7)

Primeiro: “...Não terás outros ________ diante de Mim...” (Êxodo 20:3)

Segundo: “...Não farás para ti ___________ de escultura... Não as ___________, nem lhes darás _________...” (Êxodo 20:4-6)

Terceiro: “...Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus em ______...” (Êxodo 20:7)

NOTA: Estes três mandamentos defendem a supremacia do Único Deus verdadeiro, o Único merecedor da sua adoração, honra e respeito.

4. O que o quarto mandamento requer e por que ele é importante? (Êxodo 20:8-11)

“...Lembra-te do dia de ___________, para o santificar...mas o __________ dia é o ___________ do Senhor, teu Deus...”

NOTA: Quão maravilhoso é Deus! Enquanto os cristãos reservam tempo com Deus todo dia no estudo da Bíblia e oração, este mandamento pede a eles para reservar um dia inteiro da semana para fortalecer a sua relação com Deus. Temos um Deus que quer se tornar intimamente conhecido de cada um de nós.

5. Que mandamento Deus deu para proteger a família? (Êxodo 20:12)

“..._________ teu pai e tua mãe...”

NOTA: Este mundo de pecado tem apagado muito do que foi dado à nós no jardim do Éden. De fato existem duas bençãos deixadas à nós daquela residência perfeita do Éden: o sábado e o lar. Os mandamentos 4 e 5 foram dados para proteger estes dois legados sagrados.

6. Que padrão moral Deus nos dá nos 5 mandamentos finais? (Êxodo 20:13-17)

Sexto: “...Não ______________...”

Sétimo: “...Não __________________...”

Oitavo: “...Não ______________...”

Nono: “...Não dirás ________ testemunho contra o teu próximo...”

Décimo: “...Não ______________...”

LEI E GRAÇA

Uma das maneiras mais sutis que Satanás tem procurado para desacreditar a lei de Deus hoje tem sido através de sugerir que desde que somos salvos pela graça, não precisamos cumprir a lei de Deus. Se é assim temos licença para pecar? O que a Bíblia diz sobre isto?

7. O que é pecado? Por qual padrão o pecado é percebido? (I João 3:4 e Romanos 7:7)

”…Todo aquele que ___________ o pecado também _______________ a lei, porque o pecado é a ________________ da lei...”

“...Que diremos pois? É a lei __________? De modo ___________! Mas eu não teria conhecido o ___________ senão por intermédio da _____…”

NOTA: A lei de Deus destaca ou revela o pecado. Citando os dez mandamentos Paulo mostra que está falando da Lei dos Dez Mandamentos.

8. Qual é o propósito da lei de Deus? (Romanos 3:20)

“...em razão de que pela lei vem o pleno ________________ do _________...”

NOTA: A lei não salva; ela revela o que o pecador precisa para ser salvo. A lei não justifica, ou purifica, ela somente mostra nossa necessidade de purificação. Ela é um grande espelho de Deus, refletindo a necessidade do pecador de purificar e ser redimido.

9. Pelo que somente o cristão pode ser purificado? (I João 1:7)

“...e o _________ de Jesus Seu Filho nos purifica de todo pecado...”

NOTA: A santa lei de Deus mostra a nós a necessidade de purificação, mas não pode purificar. Só Jesus pode. Ele nos providencia o poder para viver uma vida de obediência.

10. Por qual ato do amor de Deus as pessoas podem ser salvas? Este ato do amor de Deus pode excluir o pecado? (Efésios 2:8, 9 e Romanos 6:1, 2)

“...Porque pela ________ sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de _______; não de ________, para que ninguém se glorie…”

“…Que diremos, pois? ___________________ no pecado, para que seja a ________ mais abundante? De modo __________…”

NOTA: As pessoas são salvas somente pelo que Jesus fez por elas (graça). Guardar a lei e boas obras são o RESULTADO de ter um relacionamento de salvação com Jesus, mas NUNCA um meio de obtenção deste relacionamento. Uma pessoa salva pela graça de Deus viverá uma vida obediente. A graça não é uma desculpa para quebrar a lei de Deus. De fato, o oposto é verdadeiro. Uma pessoa salva pela graça não mais deseja pecar ou viver em desobediência a lei de Deus.

A SALVAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O Novo Testamento deixa claro que Deus salva as pessoas pela graça e espera que elas vivam uma vida de obediência por causa de seu relacionamento com Ele. Muitas pessoas não percebem que o Antigo Testamento ensina exatamente o mesmo conceito. Em ambos os testamentos, o povo de Deus é salvo pela graça, e então, por causa de que Deus os redimiu, eles guardam Sua lei.

11. Deus deu a Israel os dez mandamentos antes ou depois de os ter libertado do Egito? (Êxodo 19:4, 5; 20:1, 2)

“...Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia, e vos ___________ a mim. ________, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha ________________ peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é _________...”

“...Eu sou o Senhor teu Deus, que te _______ da terra do Egito, da casa da servidão...”
NOTA: Deus libertou Israel do Egito, e depois Ele pediu sua obediência. Nada nas escrituras nos revelam que Deus pediu ao povo para obedecer como condição para salva-los

12. Qual o motivo no Antigo Testamento para obedecer a Deus? (Deuteronômio 6:4, 5)

“...__________, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força...”

NOTA: Muitos cristãos perceberão que este mandamento para amar a Deus é o mesmo que Jesus repetiu em Mateus 22:37. O segundo grande mandamento de Jesus, é amar o seu próximo, que se encontra em Levítico 19:18. Estes dois grandes mandamentos resumem a lei que Jesus nos dá nos mandamentos do Antigo Testamento. O amor era o motivo da obediência a Deus também no Antigo Testamento.

13. A religião do Antigo Testamento era legalista? (Miquéias 6:8)

“...Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que __________a justiça, e_______ a misericórdia, e _______humildemente com o teu Deus...”

NOTA: Isto não é religião legalista, é uma vida obediente com uma relação de amor à Deus.

14. O novo nascimento aparece também no Antigo Testamento? (Ezequiel 36:26, 27)

“...Dar-vos-ei __________ novo, e porei dentro de vós __________ novo... Porei dentro de vós o meu Espírito, e _______ que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis...”

NOTA: A fim de servir a Deus, as pessoas devem receber um novo coração. O Espírito Santo vivendo no coração e morando nas pessoas fará elas obedecerem a Deus. No Antigo e no Novo Testamento, Deus sempre salva as pessoas somente pela graça através da fé e nunca pelas obras.

15. Deus, Sua lei ou Seu plano de salvação mudam? (Malaquias 3:6; Hebreus 13:8 e Mateus 5:17)

“...Pois Eu, o Senhor, não _________...”

“...Jesus Cristo, _________ e _______, é ___________ e o será para ____________...”

“...Não penseis que vim __________ a lei ou os profetas...”

NOTA: O que Deus disse nos tempos do Antigo Testamento é o mesmo que Ele disse nos tempos do Novo Testamento. O plano de salvação é mais revelado no Novo Testamento, mas ele não é diferente. A relação entre lei e graça é a mesma nos dois Testamentos. A lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus. Mudar a lei de Deus seria mudar o caráter de Deus, um Deus que nunca muda. Não servimos a um Deus inconstante que muda por qualquer capricho que tenha, mas um Deus imutável com poder para nos libertar.

MINHA DECISÃO: Senhor Deus, descobri hoje que a Tua a lei é verdadeira e nunca muda, ajuda-me a guarda-la no meu coração e fortalecer o meu relacionamento contigo.

Assinatura: _________________________________Data:__________________