Este estudo contém ao todo 28 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-lo com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.


ESTUDO 18
O Sábado Pode Ser Mudado?

Daniel previu que a igreja, em apostasia, tentaria fazer o impensável, mudar a lei de Deus. No último estudo, vimos que os dez mandamentos são a eterna reflexão do caráter de Deus. Não poderiam alterar a lei, sem mudar Deus, porque Deus é imutável !

1. O que o poder do chifre pequeno tentaria mudar? (Daniel 7:25)

“...cuidará em mudar os _________ e a _____...”

2. Qual dos mandamentos da lei trata algo sobre tempo? (Êxodo 20:8-11)

“...Lembra-te do dia de _____________, para o santificar...”

NOTA: Somente o 4° mandamento trata de algo sobre tempo. O propósito do Sábado é dar à Deus e Seu povo tempo para estarem mais próximos. O quarto mandamento nos dá tempo para edificarmos nosso relacionamento com Deus, para a contemplação de Suas bênçãos para nós. Se alguém obedece o quarto mandamento como Deus deseja existirão poucas dúvidas sobre esta pessoa guardar o restante dos mandamentos. Não é surpresa então, que Satanás tem atacado este mandamento. Ele bem sabe que se puder destruir o relacionamento pessoal com Deus, as pessoas vão terminar servindo a Satanás. Não é de admirar que Deus tem lutado contra este poder que cuidaria em mudar os tempos na lei.

O SÉTIMO DIA

3. Qual dia Deus especificou para separarmos como dia especial no qual Deus e Seu povo edificam um sólido relacionamento junto? (Êxodo 20:10)

“…mas o ___________ dia é o sábado do Senhor, teu Deus...”

NOTA: Deus separou o 7° dia como um tempo especial para conseguir estar próximo ao Seu povo. Para descobrir qual é o 7° dia, temos somente que dar uma olhada no calendário para ver que o 7° dia é o Sábado e não o domingo.

4. Houve qualquer mudança na qual foi afetado o ciclo semanal?

NOTA: Desde o tempo de Jesus, houve somente uma grande mudança que aconteceu no calendário Juliano para o Gregoriano em 1582. O calendário Juliano permitiu um grande salto nos anos. Como resultado, o calendário foi sincronizado com o ano solar, sendo assim, dez dias foram tirados do calendário em outubro de 1582, mas o ciclo semanal não foi mudado. A ordem dos dias da semana permaneceu a mesma. Somente a numeração mudou.

Outubro de 1582

Dom

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

--

1

2

3

4

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

--

--

--

--

--

--

5. Que outras evidências existem que o dia da semana chamado sábado é o mesmo sétimo dia bíblico?

a. Mais de 105 línguas usam o sábado como uma palavra que vem da raiz “Sabbath." Por exemplo: Grego = Sabbaton; Russo = Subbota; Italiano = Sabbato; Espanhol: Sábado;

b. A história dos judeus, que tomou o sábado do Êxodo, e que ainda toma o Sabbath sobre o sábado hoje, indica claramente que este é o sétimo dia.

c. Durante o Êxodo, por 40 anos, Deus pelo milagre do maná revelou qual era o sétimo dia. Existia sempre em quantidade suficiente para cada dia, mas qualquer pessoa que o colhesse para o próximo dia, o maná sempre estragava. Contudo, no sexto dia uma dupla porção de maná caia do céu e as pessoas colhiam o suficiente para dois dias sem que o maná estragasse. Aos sábados, o maná não caia do céu.

6. Que mais evidências bíblicas existem que o sétimo dia é sábado?

a. Jesus morreu numa sexta feira. O dia em que Ele morreu é chamado na escritura de dia de preparação.” Em Marcos 15:42, nós lemos: “Ao cair da tarde, por ser o dia da ________________, isto é, a ______________ do sábado...”

b. O próximo dia foi sábado. Os discípulos descansaram no sétimo dia, em obediência ao mandamento. Veja em Lucas 23:56: “...E no ___________ descansaram, segundo o mandamento...”

c. Seguindo ao sábado veio o domingo. Jesus ressuscitou no domingo, o primeiro dia da semana. Veja Marcos:16, 1, 2, 9: “...Havendo Ele_______________ de manhã cedo no _____________ dia da semana...”

NOTA: A Bíblia indica que o sábado era o dia entre a sexta feira e domingo. Desde que o sábado é o único dia entre eles, a conclusão inescapável é que o sétimo dia bíblico é o sábado.

A MUDANÇA DO SÁBADO

Desde que a Escritura é muito clara sobre o Sábado Bíblico, o sétimo dia da semana, pode muito bem ser perguntado, “Por que a maioria dos cristãos hoje observa o domingo, o primeiro dia da semana?” Em algum tempo, em algum lugar, a mudança ocorreu. Deus diz que Ele nunca muda, e Sua lei nunca muda. Ele perpetuou o sétimo dia em Sua lei sagrada.

7. Quem Daniel declara que pensaria em mudar os tempos e a lei? (Daniel 7:24-25)

“...Os dez __________ correspondem a dez _______...; e, depois deles, se levantará _________...e cuidará em mudar os tempos e a lei...”

NOTA: A Bíblia previu que o chifre pequeno tentaria mudar os tempos e a lei. O Sábado é o único mandamento na lei que trata com o tempo. Uma tentativa de mudança de tempo tem sido feita do sábado para o domingo.

A ORIGEM DO SÁBADO

8. Quando o sábado foi criado e que 3 coisas Deus fez quando o criou ? (Gênesis 2:1-3)

“...E, havendo Deus ______________ no dia ___________ a Sua obra, que fizera, _______________ nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito...E ____________ Deus o dia sétimo, e o ________________...”

NOTA: Antes de serem dados os dez mandamentos por Deus, a origem do sábado é claramente identificada no jardim do Éden antes do que aconteceu no Monte Sinai. Deus deu a nós o exemplo por Ele próprio ter descansado. Ele abençoou este dia como nenhum outro dia. Deus não abençoou o ATO de descansar, Ele abençoou um DIA específico. O motivo porque foi criado o Sábado, é que Deus nele descansou, abençoou e o santificou. As pessoas não tem autoridade para mudar o que Deus santificou. As pessoas sentem que não faz diferença que dia deve ser guardado, assim como elas devam então guardar um dia em sete de uma semana. O Sábado é uma lembrança da criação, vindo a nós do jardim do Éden antes que Adão e Eva pecassem. Na cruz Jesus tratou com o pecado. Assim o sábado existiu antes do pecado, não havia em absoluto, maneira alguma pela qual ele pudesse sem alterado pela cruz.

9. Com que palavra Deus inicia o mandamento do sábado? (Êxodo 20:8)

“...____________ do dia do sábado, para o santificar...”

NOTA: Deus escolheu a palavra “lembra-te” para iniciar o mandamento do sábado. A palavra “lembra-te” denota três possibilidades:

I. Você não pode lembrar alguma coisa, se nunca a ouviu antes. Portanto, a origem do sábado ocorreu antes do Sinai, e não no Sinai.

II. A palavra "Lembra-te" é geralmente usada para indicar coisas que são de especial importância. Deus escolheu a palavra para reintroduzir o Sábado no Sinai.

III. A palavra “lembra-te” indica que o homem desprezaria o fluxo da história e Deus viu que este seria o único mandamento que o mundo esqueceria. E então Ele nos fala para lembrar dele, e não esquecer este mandamento. Deus sabia que nunca esqueceríamos os outros mandamentos se nós lembrássemos do mandamento do sábado, porque este nos ajudaria a desenvolver um relacionamento com Deus.

10. O Sábado foi dado aos judeus somente? (Marcos 2:27)

“...O sábado foi estabelecido por causa do _________, e não o _________ por causa do sábado...”

NOTA: O Sábado existiu muito antes de existir um judeu. Tanto é verdade que eles guardam o Sábado, pois foram o povo escolhido de Deus. O sábado foi feito para toda a raça humana.

A PERPETUIDADE DO SÁBADO

11. A raça humana ainda guardará o Sábado na nova terra? (Isaías 66:22, 23)

“...e de um __________ a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor...”

NOTA: Na nova terra recriada por Deus, depois do pecado ser removido, as pessoas ainda vão estar guardando o santo e sagrado sábado de Deus. Que prazer e que alegria será para o povo entrar no Sábado com os remanescentes de Deus na nova terra onde poderão ficar e conhecer melhor a Deus do que O conhecem aqui.

12. De quem o Sábado é um sinal? (Ezequiel 20:12)

“...Também lhes dei também os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles; para que soubessem que Eu Sou o __________ que os santifica...”

NOTA: O Sábado é um grande sinal de santificação. A santificação descreve o processo pelo qual Deus vive Sua vida no cristão, transformando o cristão conforme a Sua divina imagem e que ele está reservando tempo para construir uma sólida relação com Deus.

13. Do que mais o Sábado é um sinal? (Ezequiel 20:20)

“...pois servirão de sinal entre Mim e eles para que __________ que Eu Sou o Senhor, vosso Deus...”

NOTA: Que clareza a Bíblia dá ao significado do Sábado. Ele é um sinal especial no qual o povo conhece Deus. É um sinal que o povo tem um relacionamento com Deus. Para o cristão, se tornou um dia de prazer e alegria no Senhor. A Bíblias não requer uma guarda moral do sábado, mas reservá-lo para construir um relacionamento com Deus. Os cristãos ficam animados no Sábado, porque ele é uma benção em meio aos problemas do mundo. O Sábado é muito importante nestes últimos dias e Daniel nos adverte contra o poder que cuidaria em mudar o dia que Deus nos reserva para um relacionamento com Ele. Se existiu sempre um tempo na história da terra quando o povo precisará do sábado, este tempo é hoje. Utilizamos este tempo especial para construir uma sólida relação com Jesus, para que possamos estar preparados para as terríveis cenas da história da terra tão breve aconteçam.

MINHA DECISÃO: Senhor Deus, eu quero ter um relacionamento especial contigo, guardando e obedecendo o Seu quarto mandamento do Sábado.

Assinatura: _________________________________Data:__________________