Este estudo contém ao todo 28 lições.
Para imprimir esta lição e respondê-lo com auxílio de sua Bíblia CLIQUE AQUI.


ESTUDO 20
Deus e a Hostilidade Humana.

Nos capítulos 10 e 11, Daniel conduz outra vez uma seqüência para a sucessão de nações pela última vez. A cada sucessão profética são revelados maiores detalhes, podemos esperar descobrir novas e excitantes informações sobre o tempo do fim em Daniel 11. Nenhuma interpretação é dada nesta visão.

PROBLEMAS EM DANIEL 10

Este estudo rapidamente nos mostrará que o contexto de Daniel 10 está no contexto de Daniel 11. Daniel 10 nos revela o grande conflito acontecendo nos eventos da história do mundo.

1. Que fez Daniel por três semanas? (Daniel 10:1-3)

“...Naqueles dias, eu, Daniel, ______________ durante três semanas...”

2. Quem apareceu a Daniel no final das três semanas? (Daniel 10:4-10)

“...levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de ___________...”

NOTA: Uma comparação do homem desta visão é aquela que está em Apocalipse 1, mostra que esta pessoa que apareceu a Daniel não é nenhum outro senão o Próprio Jesus.

3. Por que Jesus não veio ajudar Daniel logo que ele começou a orar? (Daniel 10:11-13)

“...Mas o príncipe do reino da Pérsia me ________________ por vinte e um dias...”

NOTA: Deus revela a Daniel uma batalha cósmica ocorrendo. Ciro estava reinando como rei da Pérsia, mas Daniel está mostrando que existia uma força cósmica trabalhando contra

Ciro. Este poder cósmico é Satanás e seus anjos, os quais faziam o seu melhor para

influenciar o rei da Pérsia a fim de preveni-lo sobre cumprir a profecia de reconstrução do templo. Por três semanas a batalha continuou. Jesus foi vitorioso. Ele assegurou a Daniel que o futuro está sob o controle de Deus.

4. Qual seria o assunto do restante desta visão? (Daniel 10:14)

“...Agora, vim para fazer-te entender o que há de _______________ ao teu _________ nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda _______________...”

5. Daniel se enfraqueceu durante a revelação do que aconteceria ao povo de Deus. O que Deus fez a Daniel? (Daniel 10:15-19)

“...Então, me tornou a tocar ___________ semelhante a um homem e me ________________...”

NOTA: Que revelação de Deus! Ele veio ao profeta, tocou nele e deu sua força novamente.

6. Quais são as próximas duas forças que afetariam os compromissos do povo que Deus teria de enfrentar? (Daniel 10:20, 21)

“...Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos ____________; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da _____________...”

NOTA: A Daniel foi permitido ver que Deus trabalha contra as tentativas de Satanás de subverter o Seu Divino propósito de dirigir a história do mundo conforme a Sua vontade. As coisas não acontecem por acaso.

OS EVENTOS DE DANIEL 11

7. Com que império Daniel 11 começou? (Daniel 11:2)

“...Eis que ainda três reis se levantarão na ___________ e o quarto será cumulado de grandes riquezas mais do que todos...”

NOTA: Os quatro reis que se seguiram após Ciro mencionados neste verso são Cambyses, Smerdis, Dario e Xerxes (ou Assuero, marido da rainha Ester).

8. Quem é o rei poderoso que surgiria e o que acontece após a sua morte? (Daniel 11:3 e 4)

“...Depois, se levantará um rei ______________, que reinará com grande domínio e fará o que lhe aprouver. Mas, no auge, o seu reino será _____________ e _______________ para os quatro ventos do céu...”

NOTA: Este poderoso rei é Alexandre o Grande. Após a sua morte, seu reinado foi dividido entre quatro de seus generais. Observe que o paralelo entre Daniel 2, 7, 8 e 11 são similares.

9. Que símbolo é utilizado para descrever os dois poderes no reino grego que lutariam um contra o outro? (Daniel 11:5-15)

“...O rei do ___________ virá, levantará baluartes e tomará cidades fortificadas; os braços do ________ não poderão resistir...”

NOTA: Esta parte da visão documenta várias batalhas que aconteceram entre os diferentes reis que se seguiram e que governaram o império de Alexandre. Os símbolos que Daniel utiliza para estes vários reis se tornam dominantes de Daniel 11: o “Rei do Norte” e o “Rei do Sul”.

10. Daniel 11:16-30 dá detalhes do império romano pagão. Quais são as poucas descrições que Daniel dá deste poder?

1)“...levantar-se-á, depois, em lugar dele, um que fará passar um ___________ pela terra mais gloriosa do seu reino...” (verso 20).

NOTA: Esta é uma referência a César Augusto, que se tornou o grande tributador do povo.

2)“...as _________ inundantes serão arrasadas de diante dele, serão quebrantadas...”(verso 22).

NOTA: Este foi o império romano pagão que “destruiu” e crucificou Jesus Cristo na cruz.

3)“...e o seu coração será contra a santa _______________...” (verso 28).

NOTA: Roma pagã (agora, o “Rei do Norte”) procurou destruir o compromisso de Deus e do povo de Deus através da perseguição e distorção de sua doutrina.

11. As próximas descrições dos versos 31-39 retratam as atividades do papado. Você observará que muitas das mesmas descrições encontradas em Daniel 7 e 8 reapareceram agora em Daniel 11 e nos ajudarão a identificar o poder que está sendo retratado.

4) “... tirarão o sacrifício _________, estabelecendo a abominação _____________...”(verso 31)

NOTA: Em estudo anterior foi identificado claramente o papado como aquele que destruiria o ministério de Jesus no santuário celestial, por fazer o serviço do santuário na terra ao invés do santuário celestial.

5) “...este rei fará segundo a sua vontade, e se _______________, e se _________________ sobre todo deus...”(verso 36).

NOTA: Aqui novamente está a referência para a blasfêmia clamada pelo chifre pequeno (agora, o “Rei do Norte”), como uma tentativa de se exaltar a si próprio acima de Deus.

Os 1260 Anos de Domínio Papal - A igreja recompensou os que concordaram com ela e perseguiu aqueles que assim não o fizeram. Por 1260 anos, o povo de Deus foi sobrepujado pelas chamas e espada (verso 33). A queima de cristãos nas estacas foi oficialmente sancionada pela igreja. Os Estados Unidos, no verso 34, forneceu ajuda. Este verso provavelmente se refere à terra dos Estados Unidos que tornou-se um refúgio para aqueles que fugiam da perseguição no século XVII. Os versos 36 - 39 detalham exatamente as ações do papado.

12. Quando os eventos dos versos 40-45 ocorrerão e o que acontecerá neles? (Daniel 11:40)

“...no __________ do _______, o rei do ________ lutará com ele; e o rei do _________ arremeterá contra ele...”

NOTA: Vimos nos capítulos 7 e 8 de Daniel que o tempo do fim se inicia depois da queda de Roma papal em 1798. Este tempo se iniciou com o início do julgamento, o qual descobrimos que começou em 1844. Estes eventos ocorreriam na terra enquanto a purificação do santuário estivesse ocorrendo no céu. A Revolução francesa - A França (agora, o “Rei do Sul”) com a

revolução especificamente tentou destruir o papado. Por volta do ano de 1798, o papa foi preso e morreu no cativeiro. Roma foi feita uma república e os estados papais dissolvidos.

13. Que terra o rei do norte invadiu e o que aconteceu nesta invasão? (Daniel 11:41 e 42)

“...Entrará também na terra _____________, e muitos __________________, mas do seu poder escaparão estes: Edom, e Moabe, e as _______________ dos filhos de Amom. Estenderá a mão também ___________ as terras; e a terra do Egito não _________________...”

NOTA: Mas o papado ("Rei do Norte") atacará os franceses. Os sistemas e ideologias introduzidos pela revolução, especialmente o comunismo, foram derrubados pela igreja. Porque ela se coloca acima de Deus, atacando a verdade. A terra gloriosa, significa o povo de Deus, ou o remanescente. Os povos de Edom, Moabe e Amom indicam que depois da crucifixão de Cristo, o povo de Deus não era mais limitado à área da Israel.

14. O que acontecerá ao Rei do Norte (papado) em Daniel 11:44 e 45?

“...Mas, pelos rumores do Oriente e do Norte, será ______________ e sairá com grande furor, para __________ e ____________ a muitos. Armará as sua tendas palacianas entre os mares contra o glorioso monte santo; mas chegará ao ______, e não haverá quem o ____________...”

 

NOTA: "rumores do Oriente e do Norte" – são as mensagens da vinda de Deus que perturbarão o papado. É Deus que vem do Oriente e do Norte. Deverão ser surpreendidos e suas atividades estão retratadas na profecia. Em algum nível, esta revelação deverá assustá-los, especialmente quando os acontecimentos não estão de acordo com seu domínio mundial. Portanto, a mensagem dos três anjos os perturbará. "Virá a seu fim e ninguém o ajudará" - uma aliança política que cairá na sexta praga é descrita em Apocalipse 17: 16-17 e fracassarão os membros da aliança com o Rei do Norte (os chifres de Apocalipse 17). Graças a Deus, que este poder vai acabar! O grande conflito vai cessar. Este poder pode tentar destruir o povo de Deus dos últimos dias, mas a promessa é que ele vai ter o seu fim, e não existirá ninguém para ajudá-lo.

15. O que acontecerá ao povo de Deus no tempo final de atribulações? (Daniel 12:1)

“...Nesse tempo, se levantará __________....e haverá tempo de ______________...mas, naquele tempo, será ___________ o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro...”

NOTA: Graças a Deus que o povo de Deus será livrado. No meio do final deste grande tempo de problemas, neste conflito final de grandes controvérsias, Miguel vem e liberta o povo de Deus, todas as pessoas que tiverem seus nomes escritos no livro. Enquanto os últimos dias serão tempos de problemas, Daniel termina com uma nota de segurança para o povo de Deus. O livramento virá, como o livramento veio para os hebreus da Babilônia, na fornalha ardente e na cova dos leões. Nós não precisamos estar preocupados sobre os detalhes dos eventos dos últimos dias, porque sabemos que finalmente o povo de Deus será livrado.

MINHA DECISÃO: Senhor Deus, eu te louvo, porque És um Deus Fiel e Justo, que nos livrará no tempo de atribulação. Assim como tem dirigido a história do mundo, eu quero que dirijas também a minha vida.

Assinatura:________________________ Data: _____________